Jurimetria - Indicação de Materiais

Estou deixando aqui o site do Professor Felipe Zabala da PUCRS, professor dos cursos de estatística, matemática e data science.

Este site possui todos os materiais por ele produzidos (inclusive cursos e palestras) sobre o tema Jurimetria - Direito e Inteligência Artificial.

Os conteúdos são gratuitos.

Link: http://estatisticaclassica.com/

11 Curtidas

Colega, se te interessar minha sócia Karina Reis escreveu sobre o tema, vou deixar aqui o link do artigo dela…http://pidcc.com.br/br/2012-10-29-17-31-36/condicoes-para-submissao/2-uncategorised/330-jurimetria-a-estatistica-e-a-importancia-da-previsao-de-comportamentos-no-direito

4 Curtidas

João, muito obrigado!

Interessa sim, fiz meu TCC nessa área e agora quero desenvolver um artigo.

Muito obrigado pelo material!

Embora o tópico tenha como parte do título “indicação de materiais”, gostaria de lançar uma provocação aos colegas.

Tenho estudado a análise de padrões de comportamento por parte do judiciária para identificação dos padrões não só das decisões, mas das motivações de cada magistrado em sua tomada de decisão.

Atualmente temos alguns dados disponíveis no Brasil como relação de magistrados e algumas informações complementares que nos permitem fazer algumas separações/classificações dos mesmos, como critérios de distância, sexo, ingresso na magistratura, etc.

Qual a opinião dos colegas quanto à utilização dessas informações para identificarmos e mapearmos os comportamentos e motivadores das decisões dos magistrados?

Identificam algo que possa prejudicar a “limpa” tramitação do processo no judiciário?

E a última pergunta e na qual mais tenho refletido é: a antecipação de resultados ou probabilidade destes ocorrerem prejudicará a paridade de armas até que ponto? Considerando que grande instituições poderão ter esses recursos e utilizá-los para “manipular” a tramitação de ações judiciais em que figure como parte?

1 Curtida

Obrigado. Será muito útil.

1 Curtida

Estou fazendo o curso de jurimetria desse professor. Realmente muito bom.

Ele também indicou este site que achei fantástico:

2 Curtidas